Gostaria de saber quais são as implicações da NF1 e
da NF2 para a aprendizagem? O que as/os profissionais da Educação precisam
saber? AB de Belo Horizonte, MG.
Cara A. Obrigado por tocar num assunto tão
importante para as famílias com neurofibromatoses.
Vou começar pela neurofibromatose do tipo 2 (NF2),
porque as pessoas com NF2 geralmente não apresentam dificuldades de aprendizado
relacionada com a doença. Além disso, os sintomas que poderiam causar
dificuldades de comunicação (baixa audição) também começam a se manifestar
habitualmente a partir do final da segunda década de vida. Alguns casos mais
graves podem apresentar alguns sinais da NF2 (baixa audição, redução da acuidade
visual e outros sintomas) mais cedo e assim, de alguma forma, comprometer o
aprendizado.
Por outro lado, na neurofibromatose do tipo 1
(NF1), as dificuldades de aprendizado são a principal queixa das famílias e
atingem de forma evidente cerca de 70% das crianças com NF1. Além disso,
verificamos que 100% das crianças com NF1 apresentam desordem do processamento
auditivo (ver postagens anteriores sobre esta questão). Portanto, a maioria das
crianças com NF1 apresentará problemas de aprendizado.
Sabendo que 1 em cada 3 mil crianças nasce com a
NF1, os profissionais da Educação têm alguma chance de encontrar um menino ou
uma menina que precisa de atenção especial para que possa desenvolver seu
potencial humano e ser feliz.
Uma vez que os graus de dificuldade de aprendizado
variam muito de uma criança para outra, não há como sugerir uma conduta
padronizada para todas as crianças com NF1. No entanto, creio que todas elas
têm, pelo menos, dois aspectos em comum: todas precisam de mais tempo para
realizarem suas tarefas (paciência na hora do para casa, por exemplo) e todas
desempenham abaixo do que poderiam quando submetidas à pressão de tempo
(provas, testes, apresentação oral, por exemplo).
Outra questão importante que os educadores podem
ficar atentos é quanto aos problemas de comportamento das crianças com NF1. Já
comentamos aqui que cerca de 1 em cada 3 crianças com NF1 preencheria os
critérios para o diagnóstico de autismo e outro terço delas ficaria bem próximo
do mesmo diagnóstico (ver postagens anteriores sobre autismo e NF1).
Estas observações acima indicam que a maioria das
crianças com NF1 são pessoas com necessidades especiais que precisam ser
atendidas pelos educadores de acordo com o perfil psicológico e cognitivo das
crianças com NF1 (ver comentários anteriores sobre dificuldades de aprendizado
na NF1).
Marcadores: dificuldades de aprendizado, neurofibromatose do tipo 1, neurofibromatose do tipo 2